domingo, 23 de março de 2008

O sentido da páscoa

Achei esse texto na interner, e ele traduz bem o que é a páscoa para os cristãos de hoje:

"Egito, dia 14 de abibe, do ano em que os filhos de Israel foram livres da Escravidão - Esse seria um dia decisivo. Dia de regozijo para alguns e desespero para outros. Naquela noite, o anjo da morte visitaria o Egito e mataria a todos os primogênitos, desde os animais até o filho de Faraó.

Esse seria o castigo de Deus contra o Egito. Como fariam os israelitas para escaparem dessa destruição? Não lhes bastaria serem filhos de Abraão. Não seria suficiente serem pessoas boas e religiosas. O livramento se daria mediante a obediência ao que Deus determinara a Moisés.

Naquela tarde, as famílias dos israelitas deveriam reunir-se e cada uma deveria matar para si um cordeiro. Seu sangue deveria ser passado nos portais das casas. Dentro delas, as famílias comeriam a carne do animal juntamente com ervas amargas. A terrível noite chegou e, com ela, o anjo destruidor. Por onde ele passava, deixava as famílias em agonia pela perda de seus filhos. Só escaparam da tragédia aquelas casas em cujas portas havia o sangue protetor. Essa foi a primeira páscoa.

Páscoa significa "passar por cima", ou seja, o anjo passava por aqueles que estavam protegidos pelo sangue e não os destruía. (Êx 12).

Naquela mesma noite, os israelitas saíram do Egito. A partir desse dia, em todos os anos, na mesma data, os israelitas comemoram a páscoa, matando um cordeiro e comendo a sua carne. Essas comemorações seriam apenas símbolo da páscoa comemorada por Jesus com seus discípulos, momentos antes da sua morte. Todos os cordeiros mortos representavam o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29) e que seria morto em uma páscoa. Paulo escreveu aos Coríntios: "Cristo é a nossa páscoa" (I Cor 5.7). Sua morte significou o nosso livramento, a nossa salvação. Ninguém poderá se salvar baseado em sua própria justiça ou bondade, mas é o sangue de Jesus, o cordeiro de Deus, que nos salva. Ele morreu para que não morramos espiritualmente, mas tenhamos a vida eterna.

Deus ordenou que os filhos de Israel, os judeus, comemorassem a páscoa todos os anos no mês de abibe, que começa em meados de março e termina em abril. Nós, porém, não somos israelitas, somos gentios e, portanto, não temos o dever de comemorar anualmente a páscoa, da maneira como eles o faziam.

Nem mesmo os judeus têm esse dever na atualidade, pois, após a morte de Jesus, todos os sacrifícios de animais deveriam ser abolidos. "Cristo, que é a nossa páscoa, já foi sacrificado por nós." (1Co 5.7).

Atualmente, muitas pessoas pelo mundo afora comemoram a páscoa. Essa comemoração está repleta de alterações em relação ao sentido original. Em lugar do cordeiro, fazem menção aos coelhos! Em lugar das ervas amargas, as pessoas comem chocolate! É sempre assim: procuramos algo mais fácil e mais agradável.

Não estamos proibidos de comer chocolate (ainda bem), mas não devemos ignorar o verdadeiro sentido da páscoa. Temos, sim, uma comemoração relacionada a essa festa: a ceia do Senhor. Esta é a nossa páscoa. Não realizada apenas uma vez por ano, mas todas as vezes que comemos o pão e bebemos do cálice em memória da morte do Senhor Jesus.

Estamos assim, a família do Senhor, comendo a carne do cordeiro e bebendo o seu sangue. Nesse momento, nos recordamos que éramos escravos no Egito, o mundo, e que Faraó, Satanás, nos mantinha sob o seu domínio. Mas, naquela tarde de páscoa, o Cordeiro de Deus, o primogênito de Deus, morreu em nosso lugar. Regozijemo-nos e alegremo-nos. O anjo da morte não nos alcançará, pois "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". Aleluia!

Anísio Renato de Andrade
Bacharel em Teologia. Professor do SEBEMGE – Seminário Batista do Estado de Minas Gerais"

Maravilhoso, não é mesmo. Aleluia pois um dia foi páscoa em minha e vida e me alegro hoje porque o anjo da morte não mais me alcançará. Esse domingo de páscoa foi maravilhoso. Muito bom mesmo! Pudemos nos reunir em família na casa dos meus pais. Cantamos e oramos todos juntos antes de almoçarmos. Uma paz... um frescor do Espírito... uma esperança para a transformação de vidas... Obrigado Senhor por minha família!

sexta-feira, 21 de março de 2008

Sonhos e cura

Sabe quando cantamos aquela música durante o dia inteiro. Acordamos cantando, passamos o dia cantando e quando vamos dormir, tá lá a música de novo na minha mente. Duas das músicas do novo cd da Fernanda Brum me chamaram a atenção e não consigo parar de cantá-las. Uma fala sobre sonhos, esperança, que não devemos nunca parar de sonhar. O Deus do impossível é a nossa força, Aleluia! E a outra fala sobre cura, cura espiritual, cura do altar, cura física também! É uma oração lindíssima, uma súplica, um clamor!Durante essa semana me identifiquei muito com estas letras:


CURA-ME

TANTA AMARGURA ESCONDI
O MEDO DE NÃO ACERTAR
SONHOS COLORIDOS DESTRUÍ
QUE EU NÃO QUERO MAIS LEMBRAR
NÃO VOU MAIS CHORAR
FOI O QUE DECIDI
NÃO VOU MAIS SOFRER
PRA QUE VIVER ASSIM

COM IMAGENS DA INFÂNCIA, COMECEI A CHORAR
CAÍ NA CAIXA DAS LEMBRANÇAS
LEMBREI DO TEU OLHAR
ENCHI MEUS OLHOS DE ESPERANÇA
COMECEI A CANTAR
ENTREI DE VEZ NAQUELA DANÇA
PRA NUNCA MAIS VOLTAR

CURA-ME EM MINHAS LEMBRANÇAS
CURA O MEU ALTAR
CURA-ME, SOU TUA CRIANÇA
CURA-ME, CURA-ME, CURA-ME
CURA-ME, SENHOR JESUS

NÃO É TARDE

NÃO É TARDE PARA SE SONHAR
O CÉU AINDA É AZUL HÁ ESPERANÇA
É SÓ OLHAR NO OLHAR DE UMA CRIANÇA
NO SORRISO DE UMA MÃE QUE DEU À LUZ

OUVIREI OS TESTEMUNHOS
DE BRAVOS HOMENS QUE VENCERAM
OUVIREI DOS CEGOS
QUE AINDA ESPERAM A VISÃO
OUVIREI CANÇÕES QUE MARCAM
TODA UMA GERAÇÃO
NÃO É TARDE
PRA SONHAR
NÃO É NÃO

MINHA FORÇA VEM DE UM DEUS QUE FAZ MILAGRES
MINHA FÉ ESTÁ ALÉM DO IMPOSSÍVEL
MINHA ESPERANÇA VIVA ESTÁ
MEU CORAÇÃO NÃO QUER PARAR
POIS NUNCA É TARDE, NÃO É TARDE PARA SE SONHAR
(POIS NUNCA É TARDE PRA SONHAR)

SEMPRE HÁ UMA ESPERANÇA
PARA AQUELES QUE ESPERAM
FIRMES NAS PROMESSAS DO SENHOR
O DEUS DO IMPOSSÍVEL
HAJA O QUE HOUVER
EU SONHAREI
SEUS LINDOS SONHOS VIVEREI
NÃO DESISTIREI

segunda-feira, 10 de março de 2008

As dez moças


Duas frases me marcaram na mensagem de ontem, no culto à noite na igreja. O texto era Mateus 25: 1 a 13. Fala sobre as dez moças que saíram para se encontrarem com o seu noivo. Cinco estavam preparadas, mas as outras cinco dormiram e foram pegas de surpresa. O azeite de suas lamparinas acabou e tiveram que sair para comprá-lo. O noivo chegou, entrou com as outras cinco na festa e não deixou as sem juízo entrarem. O texto termina com as seguintes palavras de Jesus: " Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora". A primeira frase é uma frase dita por Billy Gran: " A salvação é gratuita mas, o discipulado vai consumir tudo o que você tem". Às vezes nos acomodamos por sabermos que estamos salvos. Damos mais importância ao tempo em que estamos na igreja, nos cultos ao tempo de verdadeiro relacionamento com Deus. As lâmpadas significam os nossos corações. Como as noivas, nós também já conhecemos o noivo, ele não é um desconhecido. Mas as pressões do mundo tentam nos afastar deste noivo e o nosso relacionamento com ele já não é o mesmo, devemos estar preparado prá quando ele vir nos buscar. Não podemos nos esquecer de estar nos descipulando a cada dia para que tudo o que for nosso seja consumido e fique apenas aquilo que for do noivo. A segunda frase é a seguinte: "Pecadao não confessado, a graça não cobre". Forte, não é mesmo? Eu comecei a me lembrar dos meus pequenos tropeços, aquelas pedrinhas que às vezes nem nomeamos como pecado. Elas também precisam ser confessadas para que a graça e a misericórdia do Senhor esteja sobre a minha vida e se renove a cada manhã. Senhor, renove sobre mim a tua graça nesta hora, renove a sua misericórdia! Que em minha lâmpada sempre haja o óleo, que é o teu Espírito. Que minha luz nunca se apague e que eu esteja pronto para o nosso encontro. Esteja Senhor, enviando a cura para a Analu. Tu sabes quão preciosa é esta vida para nós. Opera o teu milagre, faça o teu querer, sonda o nosso coração e ouça o nosso clamor, Senhor. Cura! Amém.

Quem nos separará??



" Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor". Romanos 8:38 e 39

domingo, 2 de março de 2008

Davizinhos!!!!!!!!!!!!!




Aleluia!! Muuuuito bom! Semana passada passei esse vídeo para os integrantes do louvor ! Assista e medite...

Um blog - a motivação



"Obrigado, Senhor! Há tanto o que agradecer.. Só Tu és a razão do meu viver. Estar em tua presença é viver em plenitude!! É sempre ter um lugar seguro, um refúgio em meio as tempestades. Quando entro em tua presença em louvor e adoração, tua graça, teu favor, o teu poder é tão intenso.... Quero prá sempre estar junto a ti, pai! Não me deixes afastar do teu amor. Atrai-me! Mesmo se um dia essa não for mais a minha vontade. Te amo!"

Um blog. Neste começo de ano (como em todo começo de ano), algo me incomodou à respeito da minha busca diária com Deus. Há muito tempo eu já tinha a consciência de que só ir aos cultos e células não era a busca que Deus queria de mim. Não apenas isso. Eu procurava ter meu encontros com Deus no secreto, mas estávam cada vez mais raros. O "a sós com Deus" é importantíssimo prá vida do crente. É nele que conseguimos encontrá-lo verdadeiramente, adorar sem reservas e meditar mais profundamente em sua palavra. A idéia surgiu quando o Fellipe (o Cabeção) resolveu criar um blog para o Conexão. Achei a idéia muito interessante, e por já acompanhar alguns blogs, percebi algumas vantagens em escrever um. A necessidade da atualização do blog me faria mais disciplinado a buscar ao Senhor diariamente, já que eu não pretendo postar a minha vida, minha intimidade. O meu objetivo é documentar os detalhes do que o Senhor faz no meu dia a dia e naqueles que me cercam. Bem, não foi á toa que comecei orando, sei que não será fácil. O trabalho, os afazeres, até mesmo as atividades da igreja tomam quase todo o meu tempo, mas aceitei o desafio. Durante os cultos, lá na igreja, temos o costume de anotar as mensagens para, durante a semana, estudarmos na célula. Depois disso, comecei a notar que, escrevendo, eu guardo mais o que me falam e dificilmente eu não sei o que foi dito. Outra vantagem que percebi no blog, é a sensação de estar verdadeiramente vivendo um dia de cada vez, descansando no Senhor sobre o que virá amanhã, vivendo o hoje! Uma pena não ter tido essa idéia antes. Tanta coisa já aprendi, tá coisa já aconteceu, mas sei que o que virá será ainda melhor! Espero, além de tudo isso, estar edificando a você que está lendo, os seus comentários serão importantes para que isso aconteça. Um grande abraço e até mais!