quarta-feira, 22 de abril de 2009

Em tempos de crise, o que não fazer:


1.Culpar os superiores

Ao transmitir más notícias, pode se sentir inclinado a dizer aos funcionários que teria feito diferente e que a escolha não foi sua. Isso até pode aliviar a sua barra, mas aparenta pouca intimidade sua com os líderes da empresa. Em vez disso, apresente as mudanças e os motivos por trás delas.

2.Reduzir Autonomia

Em crises, algumas empresas recorrem a uma gestão mais autoritária, na esperança de aumentar o controle. Reduzir as colaborações e autonomia dos funcionários poderá produzir efeitos negativos.

3.Eliminar Incentivos

Cortar orçamentos não significa cortar prêmios. Incentivos de baixo ou nenhum custo podem ter ótimo impacto positivo: convites para um show, uma tarde de descanso, elogios durante uma reunião são formas baratas de mostrar satisfação.

4.Pensar no curto prazo

Se necessitar demitir alguém, pense bem e faça as demissões de uma única vez, o que minimiza a perda de estímulo associada à espera por futuros cortes por parte dos seus funcionários.

5.Ignorar os propósitos

Conheça quais são os maiores propósitos da sua empresa e certifique-se de que sua equipe também os conheça.

6.Não diferenciar o ””ocupado”” do ””produtivo””

Não julgue um funcionário pelo tempo que fica na empresa ou pelo volume de seus relatórios superdetalhados (o que geralmente é sinal de incompetência). Recompense as pessoas pela qualidade dos resultados de seu trabalho.

7.Provocar clima de medo

Faça com que os funcionários se sintam seguros para pedir ajuda com os projetos. Frequentemente, os membros mais confiáveis de sua equipe serão aqueles mais sobrecarregados e menos dispostos a falar sobre isso.

8.Reprimir as críticas

As perguntas mais difíceis precisam ser feitas. Valorize aqueles que levantem dúvidas e ofereçam soluções.

9.Temer novas ideias

Se as sugestões forem rejeitadas sem nenhuma real discussão, as pessoas deixarão de apresentá-las. Incentive-os a expressá-las e certifique-se de solicitar sugestões de pessoas de todos os níveis da empresa.

10.Esperar para ver

Adiar as decisões corporativas por muito tempo poderá custar caro quando resolver implementá-las. Se tiver uma boa ideia, não espere pela recuperação da economia.

11.Sacrificar a qualidade

Não permita que a qualidade seja afetada, pois criará um padrão inferior que será difícil de restabelecer quando a situação voltar ao normal.

12.Não pedir ajuda

Peça aos seus funcionários que pensem nas coisas que poderiam fazer para ajudar a alcançar as metas da empresa.

13.Ter informação insuficiente

Errar continuamente uma estratégia pode ser por falta de mais informações sobre as metas de seu projeto.

fonte: http://www.zap.com.br

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