domingo, 22 de fevereiro de 2009

Retiro 2009. As bananas



Numa experiência científica um grupo de cientistas, colocou cinco macacos numa jaula.
No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. então os cientistas sustituíram um dos macacos por um novo. a primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros que o surraram. Depois de algumas surras, o nomo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veternos foi substituído. Os cientistas então ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Retiro 2009. Como eu vos amei...



"Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros".

Certa vez, trabalhei em uma pequena empresa de Engenharia. foi lá que fiquei conhecendo um rapaz chamado Mauro. Ele era grandalhão e gostava de fazer brincadeiras com os outros, sempre pregando pequenas peças.
Havia também o Ernani, que era um pouco mais velho que o resto do grupo. Sempre quieto, inofensivo, à parte. Ernani costumava comer o seu lanche sozinho, num canto da sala. Ele não participava das brincadeiras que fazíamos após o almoço, sendo que, ao terminar a refeição, sempre sentava sozinho debaixo de uma árvore, mais distante.
Devido a esse seu comportamento, Ernani era o alvo natural das brincadeiras e piadas do grupo. Ora ele encontrava um sapo na marmita, ora um rato morto em seu chapéu. E o que achávamos mais incrível é que ele sempre aceitava aquilo sem ficar bravo.
Em um feriado prolongado, Mauro resolveu ir pescar no Pantanal.
Antes, nos prometeu que, se conseguisse sucesso, iria dar um pouco do resultado da pesca para cada um de nós.
No seu retorno, ficamos todos muito animados quando vimos que ele havia pescado alguns dourados enormes. Mauro, entretanto, levou-nos para um canto e nos disse que tinha preparado uma boa peça para aplicar no Ernani.
Mauro dividira os dourados, fazendo pacotes com uma boa porção para cada um de nós. Mas, a 'peça' programada era que ele havia separado os restos dos peixes num pacote maior, à parte.
_"Vai ser muito engraçado quando o Ernani desembrulhar esse 'presente' e encontrar espinhas, peles e vísceras!", disse-nos Mauro, que já estava se divertindo com aquilo.
Mauro então distribuiu os pacotes no horário do almoço. Cada um de nós, que ia abrindo o seu pacote contendo uma bela porção de peixe, então dizia: - "Obrigado!"
Mas o maior pacote de todos, ele deixou por último. Era para o Ernani..
Todos nós já estávamos quase explodindo de vontade de rir, sendo que Mauro exibia um ar especial, de grande satisfação. Como sempre, Ernani estava sentado sozinho, no lado mais afastado da grande mesa. Mauro então levou o pacote para perto dele, e todos ficamos na expectativa do que estava para acontecer.
Ernani não era o tipo de muitas palavras. Ele falava tão pouco que, muitas vezes, nem se percebia que ele estava por perto. Em três anos, ele provavelmente não tinha dito nem cem palavras ao todo. Por isso, o que acontecer a seguir nos pegou de surpresa.
Ele pegou o pacote firmemente nas mãos e o levantou devagar, com um grande soriso no rosto. Foi então que notamos que seus olhos estavam brilhando.
Por alguns momentos, o seu pomo de Adão se moveu para cima e para baixo, até ele conseguir controlar sua emoção.
_"Eu sabia que você não ia se esquecer de mim", disse com a voz embargada.
_"Eu sabia, você é grandalão e gosta de fazer brincadeiras, mas sempre soube que você tem um bom coração". Ele engoliu em seco novamente, e continuou falando, dessa vez para todos nós:
_"Eu sei que não tenho sido muito participativo com vocês, mas nunca foi por má intenção. Sabem... Eu tenho cinco filhos em casa, e uma esposa inválida, que há quatro anos está presa na tenho que ficar a noite inteira acordado, cuidando dela. E a maior parte do meu salário tem sido para os seus médicos e os remédios. As crianças fazem o que podem para ajudar, mas tem sido difícil colocar comida para todos na mesa. Vocês talvez achem esquisito que eu vá comer o meu almoço sozinho, num canto... Bem, é que eu fico meio envergonhado, porque na maioria das vezes eu não tenho nada para pôr no meu sanduíche. Ou, como hoje, eu tinha somente uma batata na minha marmita. Mas eu quero que saibam que essa porção de peixe representa, realmente, muito para mim. Provavelmente muito mais do que para qualquer um de vocês, porque hoje à noite os meus filhos...", ele limpou as lágrimas dos olhos com as costas das mãos. -"Hoje à noite os meus filhos vão ter, realmente, depois de alguns anos..."e ele começou abrir o pacote...
Nós tínhamos estado prestando tanta atenção no Ernani, enquanto ele falava, que nem havíamos notado a reação do Mauro. Mas agora, todos percebeamos a sua aflição quando ele saltou e tentou pegar o pacote das mãos do Ernani. ma era tarde demais. Ernani já tinha aberto o pacote e estava, agora, examinando cada pedaço de espinha, cada porção de pele e e de vísceras, levantando cada rabo de peixe.
Era para ter sido tão engraçado, mas ninguém riu. Todos nós ficamos olhando para baixo. E a pior parte foi quando Ernani, tentando sorrir, falou a mesma coisa que todos nós havíamos dito anteriormente: -"Obrigado!".
Em silêncio, um a um, cada um dos colegas pegou o seu pacote e o colocou na frente do Ernani, porque depois de muitos anos nós havíamos, de repente, entendido quem era realmente o Ernani. Uma semana depois, a esposa de Ernani faleceu. Cada um de nós, daquele grupo, passou então a ajudar as cinco crianças. Graças ao grande espírito de luta que elas possuíam, todas progrediram muito: Carlinhos, o mais novo, tornou-se um importante médico. Fernanda, Paula e Luisa montaram o seu próprio e bem-sucedido negócio: elas produzem e vendem doces e salgados para padarias e supermercados. O mais velho, Ernani Junior, formou-se em Engenharia; sendo que, hoje, é o Diretor Geral da mesma empresa em que eu, Ernani e os nossos colegas trabalhávamos. Mauro, hoje aposentado, continua fazendo brincadeiras; entretanto, são de um tipo muito difierente: Ele organizou nove grupos de voluntários que distribuem brinquedo para crianças hospitalizadas e as entretêm com jogos, estórias e outros divertimentos.
Às vezes, convivemos por muitos anos com uma pessoa, para só então percebemos que mal a conhecemos.
Nunca lhe demos a devida atenção; não demonstramos qualquer interesse pelas coisas dela; ignoramos as suas ansiedades ou os seus problemas.
Que possamos manter sempre vivo, em nossas mentes, o ensinamento de Jesus Cristo: "Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros." (Joao 13,34)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

TEMPO DE PREPARO PARA CONSTRUIR TRINCHEIRA




Então o Senhor deparou um grande peixe,para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe (Jn 1.17)

Muitas vezes, Deus permite situações ou circustâncias difíceis em noassa vida que nos acabam "engolindo". Chamo este período de tempo de cavar novas trincheiras e de preparo para o nosso crescimento. Uma situação ou um período em que não podemos nos mover nem para a direita nem para a esquerda; tudo o que podemos fazer é sentar, como Jonas o fez na barriga do grande peixe. Desta maneira, Deus tem nossa atenção exclusiva para ouvi-lo falar conosco.
Deus deu a Jonas um tempo de preparo porque Ele precisava falar ao seu coração. Deixou Jonas completamentes só, sem amigos para chamar, sem distrações, sem coisa alguma que pudesse distrair sua atenção. Tudo o que Jonas podia fazer era sentar, pensar e meditar em Deus, na palavra e orar. Quando estamos afundados no meio de uma situação difícil, Deus começa a falar conosco coisas que não poderíamos ver ou ouvir de outra maneira, como mostram os exemplos seguintes de períodos de preparo:
1. Quando você está doente fisicamente e tem orado, mas Deus ainda não o curou você está em um tempo de preparo.
2. Quando você tem problemas com seus filhos e já os entregou no altar de Deus, mas Deus ainda não troxe libertação a eles, você está em um tempo de preparo.
3.Quando você tem orado pela salvação de um amigo ou de um parente, mas ele ainda não foi salvo, você está salvo, você está em um tempo de preparo.
4. Quando você vive um relacionamento fracassado e já entregou isto a Deus, mas Ele ainda não trouxe restauração, você está em um tempo de preparo.
5. Quando as portas são fechadas no seu rosto, antes mesmo que você tenha batido, você está em um tempo de preparo.
6. Se você está em um trabalho desgastante, não consegue ser bem-sucedido finaceiramente e já orou e colocou esta situação diante de Deus e não obteve nenhuma resposta, você está em um tempo de preparo.
6.Se você está em um trabalho desgastante, não consegue ser bem-sucedido financeiramente e já orou e colocou esta situação diante de Deus e não obteve nenhuma resposta, você está em um tempo de preparo.
Quando estivermos afundados nas entranhas de uma situação difícil e não houver interrupções, então Deus terá nossa atenção porque tudo o que podemos fazer é sentar, pensar, meditar e orar. Tudo o que temos de fazer é começar a louvar, a adorar e a orar a Deus enquanto estamos esperando. E lembre-se de três coisas:
1. O preparo tem um propósito,
2. o preparo tem um plano,
3. O preparo tem um processo.
Então, para de esforçar-se em vão e comece a escutar. Deus irá mantê-lo onde você está até que consiga claramente ouvi-lo dizer: "Eu te amo".
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória (2Co 4.17).
A distância mais curta entre o seu proplema e a solução está entre seus joelho e o chão. Aquele que se ajoelha diante do Senhor, permanece firme para fazer qualquer coisa. Jonas descobriu isso. E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe (Jn 2.1)

A maioria dos homens e das mulheres de Deus é colocada em período de preparo em algum momento de suas vidas. José na prisão, Moisés no deserto, Davi fugindo de Saul, Jeremias enfiado no buraco e Paulo no deserto e na prisão. A lista é imensa. Então, ouça o que Deus está dizendo a você: "Eu te amo"
Se Deus tivesse uma geladeira, com certeza sua foto estaria pendurada nela. Se Deus tivesse uma carteira, com certeza Ele teria uma foto sua nela. Ele manda flores para você a cada primavera e luz do Sol todas as manhãs. Quando você quiser conversar com Deus, Ele ouvirá.

Estudo de Quarta-feira - Pastor Orlando Intrebartoli. IBC Muriaé

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Juiz de Fora Diante do trono - II







Com um grupo de 76 adoradores, saimos de Muriaé com destino a Juiz de Fora para o JF Diante do Trono. Depois de muita correria acabamos chegando cedo, junto com nuvens carregadas que ameaçavam cair sobre nós. Mas assim que chegamos, o grupo estava passando o som e junto com um pequeno grupo (nós!!!rsrrsr) oraram pedindo que a chuva não atrapalhasse o que estava por vir, com a certeza de que mesmo com ela, nós iríamos dar ao Senhor um louvor intenso e verdadeiro. E assim aconteceu. Bem diferente de gravação de DVD. Ficamos próximo ao palco, sem empurra empurra, sem grade de proteção. Realmente foi um culto! Um culto muito especial que fluiu como nunca tinha visto! Eles cantaram Tempo de Festa. Quem é Deus como nosso Deus, Cordeiro e Leão, Príncipe da paz, Confio em teu amor, Lugares altos, Preciso de Ti, A canção do amor, Manancial, Aguas purificadoras, Não temas e muita, mas muuita ministração com destaque para a ministração cortante da Helena que foi shooooow!!! Falou sobre o trigo e o joio. Nos chamou de trigo com autoridade e que, ao voltarmos para as nossas cidades, não nos importássemos com o joio misturado, nós seríamos alimento mesmo com o joio ao nosso lado. E muito mais palavras encorajadoras que não me lembro agora. A Soraya fez um momento profético com todos os pastores presente. Marcante também! E outros integrantes do DT foram chamados para orar em certos momentos do culto! Não achei nada que pudesse acrescentar para ficar melhor do que foi! E como ela mesmo ministrou, quem olha números é o homem porque Deus só esta interessado em meu coração! Mas, o mais marcante para minha vida foram as palavras ministradas sobre o primeiro amor. Voltar ao tempo em que estar na presença do Senhor era tudo o que queríamos fazer. Voltar à paixão sem medida. Quais eram os meus custumes assim que eu me converti? Como era o meu amor por aquele grande amigo que eu acabava de conhecer? Por que consigo argumentos tão convincentes para não ser mais o mesmo que era naquele tempo? Tudo foi Inesquecível!






























veja mais:http://www.diantedotrono.com.br/MATERIA/lst_materia.asp?nCodMateria=1319